Portugues

This text is replaced by the Flash movie.
   
< voltar
aprende mais


Antes tratar do que chorar
Em caso de emergência (se alguém tiver um acidente ou  ficar doente de repente) e se te encontrares sozinho:

Chama um adulto.
Liga e tenta explicar o que se está a passar.

Informa:
O número do telefone que estás a usar.
Onde estás (morada).
O que aconteceu.
Como está a pessoa ou pessoas que precisam de ajuda.
Nunca desligues até te dizerem que o podes fazer.


Em caso de desmaio:
Certifica-te que a pessoa está desmaiada. Chama por ela e toca-lhe nos ombros. Se ela não responder, chama por ajuda.
Liga e tenta pô-la de lado com a cabeça inclinada para trás.
Vê as figuras e tenta treinar em casa com os teus pais e, já agora, ensina-lhes a Posição Lateral de Segurança.




Pancadas na cabeça
Quando dás uma queda e bates com a cabeça, mesmo que te pareça um simples “galo” é melhor pedires ajuda a um adulto. Deves aplicar gelo no local, para evitar que o inchaço aumente, mas se te sentires mal disposto, com vontade de vomitar ou com muito sono, necessitas de ser observado num hospital.




Fracturas
Se bateres com muita força os ossos podem partir-se. Além de doer muito, a zona afectada pode ficar inchada. Procura não te mexer e pede ajuda a um adulto para a imobilizar. Por vezes uma simples almofada ajuda. Observa as imagens.




Feridas
Se for uma ferida pequena deves lavá-la apenas com água e depois desinfectar. A seguir, e para ficar protegida, deves colocar um penso. No entanto, se for uma ferida grande ou provocada por algum objecto (farpas de madeira, limalhas, canas, ou outros) deve ser observada num hospital. Nunca tentes extrair o objecto da ferida.

Ferida


Hemorragias
Quando fazemos feridas que deitam sangue, diz-se que estamos com uma hemorragia.
Procura manter-te calmo, quanto mais te enervares mais sangue deitas, e pede ajuda a um adulto. Se for uma hemorragia pequena, procura pará-la, carregando no local com um pano limpo ou com compressas durante pelo menos 5 minutos. Se a hemorragia for numa perna ou num braço, procura elevar essa zona colocando, por exemplo, uma almofada por baixo.


Hemorragia pelo nariz

Se bateste com a cabeça ou se a queda foi violenta não tentes parar a hemorragia. Procura não te mexer e chama um adulto.

Mas se não bateste com a cabeça, tenta parar o sangue, mantendo a cabeça direita (olhando em frente) e apertando o nariz com força pelo menos durante 5 minutos. Também podes pôr gelo no local.




Queimaduras
Se te encostares ou estiveres próximo do fogo ou de objectos muito quentes podes sofrer queimaduras. Dependendo da gravidade, as queimaduras, para além de provocarem dor e deixarem cicatrizes, podem ser muito perigosas para a tua saúde.

Se a pele estiver vermelha, quente e seca e doer muito, coloca a zona afectada debaixo de água fria até que a dor passe. Depois pede a um adulto um creme hidratante e coloca uma boa camada por cima da zona queimada. Vais ver que sentes um grande alívio.

Mas se a tua pele formar bolhas deves aliviar a dor colocando a área atingida debaixo de água fria, tendo cuidado para não as rebentar.
Pede ajuda a um adulto e vai a uma unidade de saúde.

queimaduras


Picadas de insectos
Se a pele ficar vermelha e inchada, desinfecta e coloca gelo embrulhado num pano, em cima do local. Se começares a sentir falta de ar, deves imediatamente chamar um adulto e ligar 112.


Mordeduras de Animais
Pede ajuda a um adulto. Lava o local da mordedura com soro fisiológico ou água, desinfecta e coloca um penso. Em seguida deves dirigir-te a uma unidade de saúde.

Segurança sobre rodas
Praticar desporto é saudável e a utilização da bicicleta ou do skate pode constituir um excelente e ecológico meio de transporte. Porém é necessário ter alguns cuidados. Para além do respeito pelas regras de trânsito, é indispensável que utilizes equipamentos de protecção (joelheiras, cotoveleiras, luvas, capacete e calçado adequado) e que o teu veículo esteja a funcionar bem.

A escolha do local é importante. Os melhores locais são as ciclovias, parques, praças e ruas com trânsito proibido a veículos automóveis. Deves evitar andar sozinho em lugares desconhecidos.

Antes de começar, convém verificar se o piso está liso e limpo. Presta atenção aos sítios onde existem garrafas e cacos de vidro, buracos ou pedras no chão.

Procura não passar com as rodas em cima das sarjetas, porque podem ficar presas no gradeamento.

Não utilizes auriculares enquanto pedalas, pois necessitas de estar muito atento a todos os imprevistos.

Mantém-te bem alimentado e bebe muitos líquidos para não desidratares.

Já agora, nada de fazer concursos de velocidade com os amigos.
Vamos passear?
É muito bom ir passear com a família. Por vezes vamos ao campo, à praia, mas também vamos a outro tipo de locais (centros comerciais, cinemas e parques de diversão, por exemplo).
Nesses espaços, porque são grandes e circula lá muita gente, tens que ter alguns cuidados.

Nas escadas rolantes
Não te sentes nas escadas e não andes em sentido contrário. Não te sentes no corrimão nem coloques o pé em cima do rodapé das escadas, o teu sapato pode ficar preso.

Conserva-te junto aos teus acompanhantes
Mantem-te sempre junto dos teus pais ou do adulto que te acompanha. Caso te percas, permanece no mesmo local e passados alguns minutos procura um segurança ou pede ajuda a um lojista. É aconselhável que andes sempre com um documento de identificação e com os contactos telefónicos dos teus pais.
Não aceites convites de pessoas estranhas.

Elevadores
Nos elevadores, não brinques com os botões. Antes de entrares, certifica-te que o elevador está mesmo lá. Não saias ou não tentes abrir a porta com o elevador ainda em movimento.

Zona das diversões
Na zona das diversões, respeita sempre os limites de idade e de altura para cada equipamento.

Nos parques de estacionamento
Os parques de estacionamento dos centros comerciais são locais com intensa movimentação de viaturas. Circula apenas nas áreas reservadas a peões e atravessa sempre nas passadeiras.

> Nestes espaços estão instalados meios para combater incêndios, assim como sinalização para te explicar onde estás e por onde deves sair.

> Nunca brinques com os extintores ou com os botões de alarme, porque podem ser muito úteis numa emergência.

> Caso ouças um aviso sonoro para abandonar as instalações, segue as orientações que te forem dadas, conservando a calma e sem correr.
A caminho da escola
Para realizares em segurança os teus percursos diários, segue as seguintes regras:
A caminho da escola ou no regresso a casa faz-te sempre acompanhar por um amigo. É muito mais seguro e divertido. Caminha ou anda de bicicleta em zonas iluminadas e nunca sigas por atalhos.
Espera pelo autocarro em grupo. Se alguém te incomodar, afasta-te e diz de imediato o que se passou a um adulto em que confies.
Nunca peças boleia a desconhecidos ou a pessoas com quem não te sintas à vontade.
Se alguém te seguir a pé, afasta-te da pessoa. Se for de carro, dá a volta e vai pela direcção contrária. Comunica logo que possível o sucedido a um adulto de confiança.
Nunca saias da escola com quem não te sintas à vontade ou que não conheças, mesmo que te digam que existe uma emergência. Confirma sempre primeiro com um adulto de confiança.
Fora de casa, evita usar vestuário ou objectos com o teu nome visível.
Se estás a pensar em alterar os teus planos para depois da escola, avisa primeiro um familiar. Não brinques em parques, centros comerciais ou salas de jogos sem autorização. Nunca aceites dinheiro de desconhecidos.
Se regressares sozinho a casa assegura-te que está tudo bem antes de entrares. Uma vez lá dentro, avisa os teus pais ou familiares que já chegaste e que estás bem.

Cumpre as regras de estar sozinho em casa:
Ter a porta fechada à chave e não abrir a porta a ninguém, a não ser que seja uma visita aprovada.
Nunca dizer pelo telefone a um desconhecido, que te encontras sozinho em casa.
Ter à mão o telefone de um vizinho ou de um adulto de confiança a quem possas recorrer se necessário.
Eu navego em segurança!
A internet é um ferramenta muito útil para aprender coisas novas e conversar on-line com a família e amigos. Mas atenção, há regras que deves seguir para navegares em segurança:

Nunca combines encontros com pessoas estranhas, sem a autorização dos teus pais. Se eles consentirem, marca o encontro para um local público e vai acompanhado pelo teu pai ou pela tua mãe..

Se te enviarem mensagens desagradáveis ou que não compreendas, informa logo os teus pais.

Não divulgues informação pessoal sobre a tua família (telefone, morada, escola que frequentas ou locais onde costumas brincar).

Não aceites fotografias ou outros ficheiros de pessoas estranhas. Podem conter vírus ou ser mal intencionados.

Não envies fotografias tuas ou dos teus amigos a estranhos, sem antes pedir a opinião dos teus pais.

> Fala com os teus pais sempre que te sintas desconfortável ou não saibas
o que fazer.

> Nunca sintas vergonha. Eles são os teus melhores amigos.
Eu sei usar o meu telemóvel
Como sabes o telemóvel já não serve só para telefonar. Podemos utilizá-lo para tirar fotografias, aceder à web, enviar e receber ficheiros ou até e-mails.

Vamos dar-te alguns conselhos sobre os cuidados que deverás ter na sua utilização:

Tem atenção a quem forneces o teu número do telemóvel.

Mesmo que te solicitem, nunca dês informações pessoais, como o teu nome, morada, localização ou escola que frequentas.

Não te esqueças, as pessoas que estão do outro lado da linha nem sempre são aquilo que dizem ser. Por isso não envies fotografias tua ou dos teus amigos sem o conhecimento ou autorização dos teus pais.

Aprende a dizer NÃO. Tem atenção aos concursos e às ofertas que te pareçam demasiado boas para serem verdade, o mais provável  é que sejam falsas!

Cuidado com a tua privacidade. Caso observes algum estranho a tentar tirar-te fotografias, informa logo um adulto em quem confies.

Não respondas a chamadas ou mensagens mal-intencionadas ou que te façam sentir desconfortável. Regista o número, o dia e a hora em que recebeste essa chamada ou SMS e conta aos teus pais.

Não envies mensagens desagradáveis, nem faças chamadas falsas.
A brincar
Na água!
Brincar no mar, rio e piscinas é muito divertido!
É importante, porém, aprenderes a nadar e teres alguns cuidados, por exemplo, quando mergulhas. Toma banho só quando estiver um adulto por perto. Podes sentir-te aflito ou maldisposto e assim ele pode ajudar-te.
Nunca saltes ou mergulhes na água a não ser em local vigiado e com a autorização dos teus pais.
Deves frequentar praias vigiadas! Têm sempre bandeiras afixadas na praia, que te informam se o mar está bom para tomar banho ou não. Segue sempre as indicações do nadador salvador.

agua

Significado das Bandeiras
bverde
Boas condições para a prática de banhos e natação assumindo as regras e recomendações de segurança.
amarela
Condições perigosas para prática de natação. Condições aceitáveis para banhos assumindo as regras e recomendações de segurança.
vermelho
Prática de natação e banhos perigosas. A simples permanência próximo da linha de água poderá representar risco elevado.
xadrez
Praia temporariamente sem vigilância.

Enquanto estiveres na praia, toma refeições ligeiras e vai bebendo bastantes líquidos.
Estar ao sol é muito agradável, mas protege-te: evita as horas de maior calor, coloca um chapéu e um creme protector para evitar as queimaduras solares.
Não te esqueças que não deves entrar de repente na água, depois de teres estado muito tempo ao sol. Podes sentir-te mal com a diferença de temperatura.
Não custa muito cumprir estas regras, pois não?

No campo ou na floresta

Andar a passear e a brincar nestes locais não é o mesmo do que na cidade. Há muita vegetação, animais a que não estás habituado e outras coisas mais.

floresta

Queres saber quais?

Se estiveres numa quinta ou numa exploração agrícola:
Não brinques com alfaias agrícolas, porque podes magoar-te.
Os tractores são para os agricultores trabalharem e não para tu andares a brincar em cima deles. Certo?
Se fores apanhar fruta, certifica-te que a escada aguenta com o teu peso e se está em bom estado.
Se fores ajudar a tua família a levantar cabazes de fruta ou legumes, dobra os joelhos, afasta os pés e endireita as costas. Vais ver que assim é mais fácil e evitas magoar-te com o esforço.

A passear
Usa sempre calçado que te proteja bem os pés para não sofreres cortes ou feridas. Olha sempre com atenção para o local por onde andas.

andar

Não bebas água de fontes ou riachos. Não sabes se é potável (boa para beber) ou não.
Sabes que muitos incêndios florestais acontecem por descuido? Não brinques com fósforos ou isqueiros e caso os encontres abandonados, diz um adulto para os recolher.
Um cigarro mal apagado pode causar um grande incêndio! Ajuda a evitá-lo, alertando os adultos para que não fumem na floresta e para que não lancem pontas de cigarro pela janela do carro.
Quando fores acampar evita fazer fogo. Leva refeições já preparadas e um candeeiro que funcione a pilhas.

Se moras junto a uma floresta
Colabora com a tua família na limpeza do mato à volta da casa e alerta os teus pais, para a importância de removerem as folhas e os ramos secos do telhado.

Se detectares um incêndio florestal:
> Liga 117 ou 112 e avisa um adulto;
> Fecha as portas e as janelas, incluindo
persianas, para evitar a entrada de faúlhas;
> Caso fiques retido em casa, tapa as juntas das portas e janelas com panos molhados para não entrar fumo.


floresta2

Dentro do carro

Viaja no banco de trás e sempre com cinto de segurança e dispositivo apropriado, caso contrário, basta existir um pequeno choque para seres projectado com muita força.

cinto

Procura não desviar a atenção do condutor com brincadeiras ruidosas ou gritos, pois ele necessita de prestar muita atenção ao trânsito. Não brinques com balões ou com bolas dentro do carro.
Não mexas nas portas ou janelas do carro, nem coloques a cabeça, pés ou mãos fora da janela, podes magoar-te seriamente.

Nos parques infantis

Os brinquedos deste locais são adequados à idade e ao tamanho das crianças. Procura utilizar os mais apropriados para ti.
Aguarda sempre a tua vez de brincar, não é por empurrares que a tua vez vai chegar mais depressa.

parque

As zonas de baloiços e escorregas são apenas para quem os está a utilizar.
Se o equipamento está estragado, não o utilizes. Avisa o vigilante do parque.
Brinca apenas dentro do recinto do parque. Só deves sair acompanhado pela pessoa que te trouxe.


 

 
 
   
© Tinoni 2008 Serviço Municipal de Protecção Civil de Lisboa Design Agence de communication