Portugues

This text is replaced by the Flash movie.
   
< voltar
em casa

Segurança em casa

Podes achar a tua casa um lugar seguro, mas grande parte dos acidentes é aí que acontecem. Surpreendido? Vamos descobrir porquê!

Quedas

O chão molhado, o sabonete fora do sítio e a não utilização de anti-derrapantes na banheira são responsáveis por muitas quedas. Coloca sempre o tapete na banheira antes de tomar banho, não andes descalço se o chão estiver molhado e apanha logo o sabonete quando cair no chão.

Os brinquedos espalhados também são óptimos para tropeçar e dar um grande trambolhão.
Quando acabares de brincar, não te esqueças que tens que os arrumar.

As cadeiras e móveis não são escadotes. Se necessitares de alguma coisa que esteja no alto de um armário ou prateleira, pede ajuda a um adulto.

Intoxicações
Os medicamentos devem estar arrumados num local fechado à chave. Só os deves tomar quando os teus pais mandam. Conheces os detergentes, que usamos todos os dias para limpar a casa?
Pois bem, também são perigosos, contêm substâncias que fazem mal à saúde. Nunca brinques com eles e verifica se na tua casa estão guardados num local seguro.

Choques eléctricos e queimaduras
A electricidade é muito útil mas há regras a seguir. Nunca juntes água e electricidade. Antes de mexeres em qualquer equipamento eléctrico certifica-te que está afastado da água e que tens as mãos bem secas. Na casa de banho, levar o rádio ou secar o cabelo pode, como já percebeste, ser muito perigoso. Avisa os teus pais sempre que vires fios ou tomadas estragadas.

As panelas quentes ou ao lume podem causar queimaduras graves. Não brinques nem corras na cozinha. Afasta-te do fogão e tem muito cuidado sempre que os teus pais tiverem que transportar líquidos ou alimentos quentes.

Cortes
Não brinques com facas ou tesouras, podes cortar-te. Lembra os teus pais para as guardarem imediatamente após a sua utilização. Tem cuidado também com as brincadeiras ao pé de locais com vidros, espelhos ou objectos de loiça.

Acidentes com gás
O fogão é muito útil mas reúne muitos perigos. Se não tivermos cuidado pode provocar queimaduras e intoxicações, desencadear incêndios ou explosões. Nunca mexas no fogão. Se na cozinha te cheirar a algo estranho, sai imediatamente e avisa um adulto, pode ser uma fuga de gás.




E se apesar de tudo acontecer um incêndio?
Avisa logo um adulto e sai imediatamente de casa, mas nunca uses o elevador (se cortarem a electricidade podes ficar fechado lá dentro).
Não voltes atrás seja porque razão for.
Mantém-te junto da tua família ou amigos e aguarda que os bombeiros apaguem o fogo.


Se estiveres sozinho:
Procura manter a calma e sai para a rua.
Caso exista fumo, caminha de gatas junto a uma parede e, se possível, tapa a boca e o nariz com um pano húmido.
Antes de abrires a porta, certifica-te que ela não está quente. Se estiver, STOP, não avances. Vai para junto duma janela e assinala a tua presença com um pano. Não demorará muito até que os bombeiros cheguem para te salvar.
Apesar de estares com medo, nunca te escondas, assim os bombeiros não te podem ajudar.

Aprende e treina com os teus amigos as seguintes regras que vos podem salvar:
Se as chamas chegarem à tua roupa, não corras. Pára, deita-te no chão, protege a cabeça e a cara e rebola até que as chamas se apaguem. É simples, basta: PARAR, DEITAR E ROLAR.



> Para evitares incêndios lembra-te que as velas, fósforos e isqueiros não são brinquedos. Se vires alguém a brincar com eles, avisa imediatamente um adulto.
 

 
 
   
© Tinoni 2008 Serviço Municipal de Protecção Civil de Lisboa Design Agence de communication