Portugues

This text is replaced by the Flash movie.
   
PAIS E EDUCADORES

< voltar

Mudança de casa - alguns conselhos

Mudar de casa representa uma grande alteração na vida de uma família. Pode significar um momento de alegria, mas também originar alguma ansiedade. Neste período é fundamental a comunicação com as crianças, sobre os  aspectos relacionados com a nova casa e vizinhança.

De forma a facilitar a inserção numa nova comunidade, sugerimos que siga as seguintes regras:

Confirme se a criança sabe o seu nome completo, morada e telefone. Ensine-lhe a localização da nova escola.

Se a criança tiver que apanhar um autocarro para ir para a escola, faça esse percurso com ela e ensine-a a memorizar o número da carreira. Lembre-a que deve ficar sempre junto das outras crianças.

Procure conhecer os seus vizinhos e apresente-os às crianças. Pode ser uma forma dos seus filhos fazerem amizades, proporcionando uma mais rápida integração na comunidade.

Elabore uma lista com os telefones de emergência e afixe-a junto ao telefone. Se tiver mudado de número, certifique-se que as crianças já o memorizaram.

Assegure-se que há outros adultos de confiança, a quem  a criança possa recorrer em situação de emergência.

Percorra o bairro com as crianças e ensine-lhes o nome das ruas principais com pontos de referência, que lhes facilitem a memorização. Identifique os percursos principais e os locais onde podem obter ajuda, caso necessitem.

Converse com os seus filhos sobre as regras de segurança a seguir quando estão sozinhos em casa. Não esqueça a recomendação de manter as portas e janelas fechadas.

Avise as crianças para nunca darem informações pessoais por telefone. Se possível instale um sistema de atendimento de mensagens.

Crie um espaço de confiança com os seus filhos, de modo a que eles percebam que está sempre disponível para os ajudar ou para esclarecer qualquer dúvida que possam ter.

> Teste estas regras com as crianças de forma a compreender se foram interiorizadas.
 

 
 
   
© Tinoni 2008 Serviço Municipal de Protecção Civil de Lisboa Design Agence de communication